Panorama internacional

Ucrânia pode se tornar 'terreno baldio por gerações' por se aproximar da OTAN, diz articulista

A Ucrânia corre o risco de se transformar em um "terreno baldio" graças ao desejo das autoridades de Kiev de buscar a adesão do país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), escreveu o articulista Aleksandr Markovsky, no site American Thinker.
Sputnik
"Foi um erro de escala histórica. E, como esse estado falido, com as fronteiras traçadas pela União Soviética, podre de incompetência e corrupção, cai em sangue e destruição, a premonição sinistra é que a Ucrânia continuará sendo um terreno baldio por gerações", afirmou Markovsky no artigo.
Em sua avaliação, a Ucrânia é um "produto da engenharia geopolítica russa". O especialista diz que "evidências históricas" sugerem que a Ucrânia atual se baseia em "mosaico de terras reunidas por conquistas russas e pagas com sangue e tesouro russos".

"Se os americanos estivessem mais conscientes da história ucraniana, teriam levantado dúvidas razoáveis sobre a validade das aspirações territoriais da Ucrânia", apontou.

O articulista diz ainda que a "insistência tenaz" da Ucrânia em ingressar na OTAN, mesmo diante de um conflito com a Rússia, instigou uma situação que "poderia ser facilmente evitada".
Operação militar especial russa
Estados Unidos planejam enviar armas apreendidas do Irã para Ucrânia, diz Wall Street Journal
Comentar