"As eleições estão chegando em breve aos Estados Unidos. Também haverá Pokémon, haverá OVNI. Porque, parece-me que, sobre o tema da Rússia, é simplesmente impossível ir e vir a qualquer lugar, porque eles o esgotaram completamente. Eles trouxeram o tópico da Rússia ao completo absurdo no seu campo da política de informação ", disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, ao serviço russo da Rádio Sputnik.
De acordo com a diplomata, agora "algo precisa surpreender o público, algo para fascinar", e para isso "qualquer absurdo, mas que possa distrair a atenção", é adequado. Por exemplo, Zakharova observou a publicação do jornalista Seymour Hersh sobre os gasodutos Nord Stream.
"As autoridades oficiais [norte-americanas] se silenciam. Elas estão inundadas de perguntas ao vivo, elas ficam em silêncio. Elas brincam, respondem grosseiramente e fingem que não entendem do que estão falando", acrescentou Zakharova.
Os militares dos EUA abateram quatro alvos aéreos nos últimos dias, incluindo um balão chinês que sobrevoava o território dos EUA nas águas do Atlântico. A origem de alguns deles já foi determinada, enquanto outros apresentam certas dificuldades, com os militares norte-americanos até falando sobre OVNIs. Washington afirma que o bolão foi lançado com o propósito de espionagem, já Pequim sustenta que a sonda meteorológica do tempo acabou entrando nas águas norte-americanas sem querer.
A propriedade e o propósito dos outros três objetos abatidos recentemente ainda não foram determinados. A Casa Branca não descartou que os dispositivos derrubados pudessem ser comerciais ou de pesquisa, mas admitiu que nenhuma empresa ou indivíduo ainda havia reivindicado direitos sobre eles.