Panorama internacional

China vai colaborar com planos de revitalização da capital San Salvador

A República Popular da China vai continuar colaborando com os planos de modernização e embelezamento da capital de El Salvador, confirmou o prefeito da cidade, Mario Durán.
Sputnik

"Vamos continuar trabalhando, principalmente na questão de embelezamento da cidade, eles têm alguns projetos que nos apresentaram e vamos trabalhar neles com prazer", disse o prefeito Durán ao Diario El Salvador.

O prefeito de San Salvador especificou que esses vínculos também vão permitir a ampliação do alcance dos projetos para aproximar os serviços municipais dos cidadãos. Durán entregou ao jornal uma mensagem do novo embaixador chinês, Zhang Yanhui, na qual ele reitera que Pequim está disposta a colaborar com o desenvolvimento de El Salvador.

"Quero expressar nosso grande agradecimento à prefeitura pelo grande trabalho e sucessos na administração e melhoria da capital, que é uma tarefa complicada, não é fácil", disse o diplomata, que entregou suas credenciais ao presidente Nayib Bukele na semana passada.

Ele acrescentou que "a China é um parceiro amigo sincero de El Salvador", disposto a colaborar para o bem-estar social, segundo o jornal.
China e El Salvador estabeleceram relações diplomáticas em 21 de agosto de 2018, durante o governo do então presidente Salvador Sánchez Cerén, da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) — uma articulação de esquerda.
A diversificação de parcerias é a estratégia chinesa para ampliar seu escopo de influência no mundo, quer seja por meio da cooperação técnica em setores críticos para a economia de seus parceiros, quer seja pelo estabelecimento de relações comerciais.
Enquanto EUA e China disputam a hegemonia do mundo, cada vez mais a presença chinesa na região latino-americana vem sendo percebida e criticada por Washington.
Panorama internacional
China, Bolívia e a exploração de lítio: salto de qualidade da presença latino-americana no mundo?
Comentar