"Caros colegas. Estou escrevendo para notificá-los de que informei à diretoria minha decisão de minha intenção de renunciar ao cargo de presidente do Banco Mundial até o final de nosso ano fiscal", disse Malpass na carta.
"Com os países em desenvolvimento enfrentando crises sem precedentes, estou orgulhoso de que o Grupo do Banco tenha respondido com velocidade, escala, inovação e impacto", disse ainda.
O ano fiscal do banco termina em 30 de junho de 2023, enquanto o mandato de Malpass deveria expirar em 9 de abril de 2024.
A presidência do Banco Mundial é normalmente ocupada por um norte-americano, e o Departamento do Tesouro dos EUA já disse que nomeará um candidato para substituir Malpass.
"Os Estados Unidos esperam que o Conselho Executivo conduza um processo de nomeação rápido, transparente e baseado no mérito para o próximo presidente do Banco Mundial", disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen. "Vamos apresentar um candidato para liderar o Banco Mundial e desenvolver o trabalho de longa data do Banco."
Malpass é o 13º presidente do Banco Mundial e chefia este órgão desde 5 de abril de 2019