Panorama internacional

Alto funcionário do Pentágono deve visitar Taiwan em meio a incidente com balão chinês, diz mídia

O subsecretário de Defesa dos EUA para a China, Michael Chase, viajará para Taiwan em breve, em meio a desavenças nas relações entre Washington e Pequim após o surgimento de um balão "espião" no espaço aéreo dos Estados Unidos.
Sputnik
O alto funcionário, que está atualmente na Mongólia para discussões com as Forças Armadas do país, nos próximos dias deverá visitar a ilha autogovernada, relata o Financial Times.
Chase será o primeiro oficial sênior da Defesa a visitar Taiwan desde 2019, ano em que o vice-secretário de Estado assistente para o Leste Asiático, Heino Klinck, esteve na ilha autogovernada. Nesse ano, ele era o mais alto oficial do Pentágono a visitar a ilha em 40 anos.
No início de fevereiro, os Estados Unidos detectaram e mais tarde derrubaram quatro objetos aéreos não identificados, incluindo o alegado balão de vigilância chinês. Washington alega que o balão foi desenvolvido para coletar informações.
Panorama internacional
China rebate OTAN sobre balões derrubados pelos EUA: 'Parem de criar inimigos imaginários'
No entanto, Pequim tem afirmado que o balão era um dispositivo meteorológico que entrou no espaço aéreo dos EUA acidentalmente, tendo protestado contra a decisão de Washington de o derrubar.
Comentar