Panorama internacional

Presidente das Filipinas promete que o país 'não perderá um centímetro' em meio às tensões com China

Ferdinand Marcos Jr. pareceu se referir aos recentes incidentes com Pequim, durante os quais ambos os países acusaram o outro de ações hostis contra o outro.
Sputnik
Ferdinand Marcos Jr., presidente das Filipinas, disse no sábado (18), em meio às tensões com Pequim no mar do Sul da China, o que seu país "não perderá um centímetro" de seu território, informou a agência britânica Reuters.
Marcos convocou nesta semana em Manila o embaixador chinês para transmitir sua "séria preocupação" com as supostas ações agressivas de Pequim contra a Guarda Costeira e os pescadores de seu país. A Guarda Costeira filipina afirmou que um de seus navios foi atacado no início de fevereiro no mar do Sul da China por um navio militar chinês que supostamente usou temporariamente um laser em alguns dos membros da tripulação.
Já Pequim argumentou que o navio filipino entrou em águas chinesas, e que seu navio respondeu de acordo com a lei internacional. As Filipinas reforçaram sua presença no mar do Sul da China após Manila ter autorizado a presença de militares dos EUA em mais quatro bases do país.
Panorama internacional
EUA e Filipinas realizarão maiores exercícios militares em quase uma década
Falando em um evento militar, Marcos denunciou "tensões geopolíticas exacerbadas" que, disse ele, "não estão em conformidade com os ideais de paz" nas Filipinas e "ameaçam a segurança e a estabilidade do país, da região e do mundo".
"Este país não perderá um centímetro de seu território. Continuaremos defendendo nossa integridade territorial e nossa soberania, de acordo com nossa Constituição e com o direito internacional. Trabalharemos com nossos vizinhos para garantir a segurança de nosso povo", sublinhou o líder filipino.
Comentar