Ciência e sociedade

Descobrem instrumento musical de 2.000 anos que pode ser o mais antigo do Sudeste da Ásia (FOTOS)

Arqueólogos desenterraram no sul do Vietnã um instrumento musical de 2.000 anos feito de chifre de cervo. Este chifre pode ser um dos instrumentos de cordas mais antigos já encontrados no Sudeste da Ásia.
Sputnik
O artefato de 2.000 anos, que se assemelha a uma harpa com uma corda, foi descoberto em um sítio arqueológico ao longo do rio Mekong e pode ser um antepassado dos instrumentos musicais complexos que as pessoas no Vietnã ainda tocam nos dias de hoje.
Instrumento musical de 2.000 anos descoberto nas margens do rio Mekong, no Vietnã

"Este instrumento de cordas, ou cordofone, é um dos primeiros exemplos deste tipo de instrumento no Sudeste Asiático. Ele preenche a lacuna entre os primeiros instrumentos musicais conhecidos da região – litofones ou placas de percussão de pedra – e instrumentos mais modernos", explicou Fredeliza Campos da Universidade Nacional da Austrália (ANU, na sigla em inglês).

O chifre provavelmente era de um cervo-porco-indiano ou um sambar, ambos nativos do Sudeste Asiático. A equipe determinou que o objeto tem 2.000 anos e pertence à cultura pré-Óc Eo, que se situava ao longo do rio Mekong, o que é excepcionalmente cedo para este tipo de instrumento, escreve Arkeonews.
Reconstrução do artefato (A) em comparação com exemplos de instrumentos musicais vietnamitas: (B) Bro JoRai; (C) Co Ke; e (D) K’ny
O artefato consiste de um pedaço de 35 centímetros de comprimento de um chifre de cervo com um orifício em uma extremidade para uma cavilha, que provavelmente era usada para afinar a corda como as chaves de afinação no topo de uma guitarra.
Enquanto a corda desapareceu há muito tempo devido a erosão, o objeto também apresenta uma ponte que talvez tenha sido usada para suportar a corda.
Comentar