No final de semana, uma família israelense estava passeando pela cidade de Tzur Yitzhak quando notou um pequeno rosto de barro no chão, que parecia estar olhando para eles. Doron Lavi, o pai da família, entrou em contato com a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) e o arqueólogo, Issy Kornfeld, veio buscar a descoberta "fotogênica", segundo o The Jerusalem Post.
Após análise, foi descoberto que a peça fazia parte de um castiçal bizantino, e possivelmente era sua alça, datada entre os séculos VI ou VII d.C.
"Embora não seja um achado raro o item certamente é adorável. As lanternas de barro eram usadas para iluminação e são um achado típico para esses períodos. No entanto, nem todas as lanternas tinham alça e certamente não projetado. O castiçal a que pertencia foi usado para a função de luz, mas também como um objeto ornamental", afirmou Kornfeld citado pela mídia.
Eli Escusido, chefe da IAA, agradeceu a família por ter avisado sobre o achado e pediu à população que outras situações como essas sejam reportadas imediatamente à organização uma vez que "o contexto exato em que o item é encontrado fornece informações valiosas para pesquisa".