Panorama internacional

Em Kiev, legislador de Israel diz que país deve 'ficar com Ucrânia' contra união entre Rússia e Irã

Segundo autoridades israelenses, Tel Aviv deveria tomar mais partido da Ucrânia, e ajudar o país também com equipamentos militares, uma vez que "há momentos na história do mundo em que você não pode se sentar ao mesmo tempo em duas cadeiras".
Sputnik
Na segunda-feira (21), os legisladores israelenses Zeev Elkin e Yuli Edelstein se reuniram com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante sua visita a Kiev.
No encontro, as autoridades de Tel Aviv disseram que o Estado judeu "continuará a fornecer ajuda humanitária à Ucrânia", mas que apenas essa ajuda não é suficiente visto que Israel deveria ajudar Kiev com suas tecnologias incluindo as militares.
"Israel precisa aumentar significativamente seu apoio à Ucrânia [e] pode e deve fazer muito mais do que fez até agora […] devemos deixar de ter medo e assumir uma posição ativa e inequívoca de acordo com os valores morais básicos, como se espera de qualquer país ocidental […] Devemos ajudar a Ucrânia em todas as áreas onde as tecnologias israelenses, incluindo as militares, podem ajudar a proteger a população civil, sua liberdade e independência", disseram os legisladores.
Eles também acrescentaram que "há momentos na história do mundo em que você não pode se sentar ao mesmo tempo em duas cadeiras", segundo o The Jerusalem Post.
Em uma publicação no Twitter sobre a viagem, Edelstein disse que "o envolvimento iraniano é evidente" no conflito na Ucrânia, e que "não vamos deixar isso continuar e não vamos mais ficar em cima do muro. Israel deve ficar do lado da Ucrânia contra a perigosa combinação da Rússia e do Irã".
Do lado ucraniano, de acordo com o i24News, Zelensky pediu mais "ações" e "mudança de política" do Estado judeu "especialmente porque a Rússia e o Irã estão se aproximando" e mais uma vez pediu ajuda israelense com "sistemas de defesa contra drones".
Fico feliz em receber representantes do Knesset em Kiev. Discutimos a situação de segurança e os principais aspectos da cooperação bilateral no setor de defesa. Sinceramente grato pelo apoio e assistência humanitária prestados
A visita ocorreu após a viagem do ministro das Relações Exteriores, Eli Cohen, à Ucrânia na semana passada, na qual ele também se encontrou com Zelensky, mas não prometeu fornecer armas defensivas.
Zelensky chamou publicamente Israel durante seu discurso na semana passada na Conferência de Segurança de Munique e pediu que fornecesse à Ucrânia seu avançado sistema David Sling, que é desenvolvido em conjunto entre a empresa israelense Rafael e a norte-americana Raytheon.
Comentar