A Sérvia disse nesta terça-feira (21) que comprará munições loitering – um tipo de drone que voa para um alvo e detona e também é conhecido como drone kamikaze – dos Emirados Árabes Unidos.
"Nas próximas 48 horas, vamos assinar o contrato [para as munições]. Estes são drones suicidas e estarão na Sérvia, e esperamos ter os primeiros drones kamikazes domésticos no Exército sérvio dentro de cinco ou seis meses", disse o presidente Aleksandar Vucic hoje (21), enquanto visitava uma exposição de defesa em Abu Dhabi segundo a Reuters.
Entretanto, o presidente não especificou quantas munições Belgrado obteria, seu preço ou o fabricante. Ontem (20), o presidente afirmou que quer fortalecer sua indústria militar e de defesa, investindo mais € 700 milhões (R$ 3,8 bilhões) até 2023.
A Sérvia, candidata a ingressar na União Europeia, está sob pressão do Ocidente para reduzir seus laços com Moscou desde o começo da operação russa na Ucrânia.
Embora o país tenha votado contra a Rússia três vezes nas Nações Unidas desde fevereiro do ano passado, o governo de Belgrado até agora se recusou a aderir às sanções ocidentais contra Moscou.