Notícias do Brasil

Ministério da Agricultura confirma caso de mal da vaca louca

Ministério da Agricultura confirmou nesta quarta-feira (22) o diagnóstico da doença conhecida como “"mal da vaca louca" no caso que estava sob investigação no Pará.
Sputnik
O resultado dos exames laboratoriais foi comunicado pelo ministro Carlos Fávaro, na tarde desta quarta-feira (22), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A pasta tem adotado providências para tranquilizar a população e evitar danos à exportação de carne brasileira. As primeiras informações sobre o caso suspeito foram divulgadas na segunda-feira (20) pelo Ministério.
Já se sabe que o animal doente não era criado em regime de confinamento, foi abatido e a fazenda está isolada.
Diante da expectativa em torno do caso, as ações das principais empresas exportadoras de carne bovina já sofreram nesta quarta-feira (22). Fecharam em queda os papéis da JBS (4,33%) e da Minerva (7,92%).
Notícias do Brasil
Brasil negocia diretamente com Indonésia para ampliar exportação de carne ao país asiático
As últimas ocorrências de doença da vaca louca foram registrados no Brasil em 2021, em frigoríficos de Belo Horizonte (MG) e de Nova Canaã do Norte (MT).
Na ocasião, a China — maior importadora de carnes brasileiras — suspendeu as compras entre setembro e dezembro daquele ano.
O Brasil é considerado território de risco insignificante para a ocorrência do mal da vaca louca, segundo classificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Nas últimas décadas, houve registros apenas de casos isolados da doença, que foram devidamente controlados e eliminados.
Notícias do Brasil
Rússia vai retomar importação de carne bovina e suína de 12 unidades do Brasil
Comentar