Na segunda-feira (20) Biden chegou a Kiev em uma visita não anunciada e se encontrou com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky. Ao mesmo tempo, um alerta de ataque aéreo foi declarado na Ucrânia, inclusive em Kiev. A mídia publicou um vídeo do presidente norte-americano caminhando ao som das sirenes.
"[…] parecia um grande espetáculo, especialmente quando, poucas horas depois, descobrimos que a Casa Branca tinha previamente acordado tudo isso com os russos. Desta forma, eles sabiam que não haveria nenhum ataque. E você também pôde ver que ninguém vacilou quando isso [o alarme] ocorreu, uma vez que quase todos sabiam que isso aconteceria", disse Davis.
Segundo o tenente-coronel, a visita de Biden à capital ucraniana não mudou nada, já que a administração dos EUA pretende de qualquer forma dar a Kiev tudo o que eles quiserem.
"Parece que foi mais um espetáculo do que qualquer benefício real para a Ucrânia", conclui Davis.
21 de fevereiro 2023, 07:42
Conforme relatado pelo diretor do Serviço de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo) Aleksandr Bortnikov, Washington notificou Moscou sobre a visita de Biden a Kiev através de canais diplomáticos, mas a Rússia não deu quaisquer garantias de segurança aos americanos.