Panorama internacional

Wang Yi: China e Rússia defendem mundo multipolar, apesar da situação internacional em mudança

A China continua empenhada em desenvolver as relações com a Rússia, apesar da situação mundial em constante mudança, disse Wang Yi, diretor do Gabinete da Comissão Central das Relações Exteriores da China.
Sputnik
Wang Yi declarou durante a reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que espera chegar a novos acordos durante as suas conversações em Moscou.
"Estou pronto junto com você, meu caro amigo, para realizar uma troca de opiniões sobre questões de interesse mútuo e espero chegar a novos acordos", disse o alto representante da China.
Apesar da constante mudança da situação mundial, a China e a Rússia mantêm a determinação estratégica e avançam firmemente para a formação de um mundo multipolar, afirmou Wang Yi.
"Graças à direção estratégica do presidente Xi Jinping e do presidente Putin, as relações sino-russas de parceria abrangente e cooperação estratégica na nova época mantêm uma alta dinâmica de desenvolvimento. Apesar da volatilidade da situação internacional, a China e Rússia mantêm uma determinação estratégica e avançam de forma firme e confiante em direção a um mundo multipolar, permanecendo comprometidas com a multipolaridade", ressaltou Wang Yi durante a reunião com Lavrov nesta quarta-feira (22).
Ele acrescentou que Pequim e Moscou estão constantemente explorando o potencial de cooperação multifacetada entre os dois países.
Wang Yi, que é membro do Comité Central do Partido Comunista da China e chefia a Comissão de Relações Exteriores, declarou também que, independentemente do cargo, continuará os esforços para aprofundar as relações sino-russas.
"Queria destacar que, em qualquer cargo, continuarei meus esforços para desenvolver e aprofundar as relações sino-russas. Valorizo muito a amizade e a confiança mútua que foram construídos entre nós ao longo de muitos anos. Estou pronto, junto com você, senhor ministro, para continuar nossos contatos estreitos", disse Wang Yi durante sua visita a Moscou.
O representante do Kremlin Dmitry Peskov, informou que o presidente russo Vladimir Putin se reunirá também hoje (22) com o alto representante da China.
Comentar