A Alemanha procurará vender submarinos à Índia em um contrato avaliado como valendo US$ 5,2 bilhões (R$ 27,01 bilhões), contou na sexta-feira (24) a agência britânica Reuters, que citou fontes.
O contrato, que deverá ser sugerido durante a visita à Índia por Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, no sábado (25) e domingo (26), preveria a construção conjunta de seis submarinos.
A empresa alemã ThyssenKrupp Marine Systems é uma das duas concorrentes para o projeto de submarinos, e sua candidatura também será discutida durante o encontro. A outra concorrente é a sul-coreana Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering Co Ltd.
Atualmente a Índia tem 18 submersíveis, incluindo dois movidos a energia nuclear produzidos domesticamente, mas também 11 que estão em serviço há mais de 20 anos.
"Gostaríamos de continuar fazendo isso. A Índia depende, em boa parte, das armas russas. Não pode ser do nosso interesse que este continue sendo o caso", disse um funcionário do governo alemão.
O objetivo de Nova Deli é construir mais armas avançadas na Índia para mais tarde criar uma indústria de produção de armas de alta gama no próprio país. Por causa disso, uma empresa estrangeira terá que formar uma parceria com uma companhia indiana para construir submarinos.