A Marinha brasileira permitiu a entrada, em portos brasileiros, de dois navios de guerra do Irã. As embarcações "Iris Makran" e "Iris Dena" atracarão no porto do Rio de Janeiro entre domingo (26) e 4 de março.
Em janeiro, os mesmos navios foram autorizados a visitar a cidade por sete dias, antes de passar pelo canal do Panamá para uma "demonstração de força", conforme relatado pela agência Tasnim.
Na época, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a vetar a entrada dos navios, temendo uma retaliação de Washington às vesperas de um encontro entre Lula e Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.
Imagem de vídeo divulgado em 13 de janeiro de 2021 pelo Exército iraniano mostra helicóptero pousando no navio de logística Makran durante exercício da Marinha no golfo de Omã
© AP Photo / Exército do Irã
As duas embarcações fazem parte da flotilha iraniana e estão em uma missão de circum-navegação do globo terrestre.
O "Makran" é um navio-tanque, convertido para base avançada de helicópteros militares. O "Dena" é uma fragata recém-incluída na armada iraniana.
As paradas no Rio de Janeiro foram alvo de pressão de Joe Biden, que não vê com bons olhos a passagem dos iranianos na região.
Declarações da embaixadora americana no Brasil, Elizabeth Bagley, buscaram constranger o governo brasileiro, alegando que o Brasil estaria apoiando supostas "atividades terroristas e comércio ilícito" por parte do Irã.
15 de fevereiro 2023, 16:49