A Coreia do Norte anunciou na sexta-feira (24) ter testado o lançamento de mísseis de cruzeiro de longo alcance nas águas de sua costa oriental, escreveu na sexta-feira (24) a agência norte-coreana KCNA.
Assim, os mísseis Hwasal-2 foram disparados do nordeste do país e voaram por quase três horas, caindo a uma distância de 2.000 km.
O objetivo dos lançamentos, explica a KCNA, foi verificar a prontidão de guerra da sua força de combate nuclear, "reforçando de todos os modos sua capacidade de contra-ataque nuclear mortífera contra as forças hostis".
Pyongyang testou seu primeiro sistema de mísseis de cruzeiro de longo alcance em setembro de 2021, e desde então tem conduzido numerosos testes. Antes da sexta-feira (24), os mais recentes lançamentos aconteceram na sexta-feira (18) e segunda-feira (20) para verificar a capacidade de transportar uma ogiva nuclear para a Coreia do Sul e a parte continental dos EUA.
Os EUA, a Coreia do Sul, e também o Japão, têm conduzido exercícios militares frente ao que dizem ser provocações da Coreia do Norte. Pyongyang, por sua vez, fala de uma ameaça a seu território por parte de Washington, Seul e Tóquio.