Panorama internacional

G20 precisa restaurar a estabilidade e o crescimento da economia global, segundo premiê indiano

O mundo enfrentou sérios desafios e os Estados do G20 têm que trazer de volta a estabilidade, confiança e crescimento para a economia global, afirmou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na sexta-feira (24).
Sputnik
"A confiança nas instituições financeiras internacionais diminuiu [...] cabe agora a vocês, os guardiões das principais economias e sistemas monetários do mundo, trazer de volta a estabilidade, a confiança e o crescimento para a economia global. [...] no entanto, espero que você se inspire na vibração da economia indiana", declarou Modi em seu vídeo aos participantes da reunião dos ministros das finanças e chefes dos bancos centrais do G20.
Os países do G20 precisam trabalhar em conjunto no fortalecimento dos bancos multilaterais de desenvolvimento para resolver questões globais, incluindo mudanças climáticas e altos níveis de dívida pública, observou o líder indiano.
Modi também convocou os ministros do G20 a criar uma agenda inclusiva com foco em grupos vulneráveis de pessoas para garantir que a liderança econômica global ganhe de volta a confiança do mundo.
"O tema da nossa presidência do G20 também promove essa visão inclusiva", acrescentou o primeiro-ministro.
A Índia assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro e a realizará até 30 de novembro de 2023, com cerca de 200 reuniões do grupo em diferentes níveis previstas para ocorrer ao longo de 2023. O principal evento durante a presidência indiana, a cúpula do G20, está programado para acontecer em Nova Deli de 9 a 10 de setembro de 2023.
Panorama internacional
Anfitriã do G20, Índia dispensa debates sobre sanções contra a Rússia e busca termos para o conflito
Comentar