Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, disse na sexta-feira (24) que se Washington deixar de apoiar Kiev, os EUA perderão sua influência no mundo.
Durante uma coletiva de imprensa, Zelensky respondeu a uma questão sobre o que pensava do setor da sociedade do país norte-americano que acredita que Washington presta demasiada ajuda a Kiev.
"A esta porcentagem de americanos, que, como você disse, está crescendo, só posso dizer uma coisa: se vocês não mudarem de ideias, se não nos entenderem, se não apoiarem a Ucrânia, vocês perderão a OTAN."
"Vocês perderão a influência dos Estados Unidos. Vocês perderão as posições de liderança, que estão absolutamente certas, e que têm no mundo. E perderão o apoio de um Estado no qual há 40 milhões de pessoas. E no qual há milhões de crianças", continuou ele.
Vladimir Zelensky previu que os Estados Unidos "nunca abandonarão os Estados da OTAN". Para ele, se Washington reduzir seu apoio a Kiev, o exército russo será capaz de atacar os países da OTAN.
"Isto acontecerá. Eles alcançarão os Estados bálticos. Eles chegarão aos países bálticos e os assumirão. [...] E então os Estados Unidos enviarão seus filhos e filhas como nós enviamos os nossos hoje. E eles vão lutar porque é a OTAN. E eles morrerão", disse.
Na quarta-feira (22) Joe Biden, presidente dos EUA, prometeu "defender literalmente todas as polegadas" do território da OTAN.
Os EUA destinaram até hoje US$ 32 bilhões (R$ 166,73 bilhões) em assistência militar à Ucrânia.