"O Irã é um dos poucos países onde existem reservas adequadas de elementos de terras raras e metais preciosos. A descoberta do primeiro depósito de lítio na província de Hamadã promete a descoberta de outros metais preciosos também nesta província", disse Molabeigi à agência de notícias Fars.
Molabeigi apontou as limitadas reservas de lítio no mundo, observando ao mesmo tempo que é amplamente necessário na fabricação de baterias elétricas, outras indústrias avançadas, indústrias de defesa e na produção de ligas estratégicas.
O Irã introduziu medidas para expandir seu setor de mineração e metais nos últimos anos como parte de planos para diversificar sua economia, afastando-a das receitas do petróleo.
Em se tratando de lítio em ranking mundial, a Bolívia possui 21 milhões de toneladas, a Argentina – 19 milhões de toneladas, o Chile – 9,6 milhões de toneladas, a Austrália – 6,4 milhões de toneladas – e a China é dona de 5,1 milhões de toneladas, sendo estas consideradas as principais reservas mundiais de lítio.