Panorama internacional

Proposta da China para solução da crise ucraniana tem 'elementos positivos', diz Blinken

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken disse que há "elementos positivos" nas propostas da China para resolver a situação na Ucrânia.
Sputnik
Uma declaração de 12 pontos do Ministério das Relações Exteriores chinês contendo seu posicionamento sobre a solução política da crise ucraniana foi publicada na última sexta-feira (24) no site da chancelaria da China.
Entre os pontos principais estão a necessidade de respeitar a soberania e a integridade territorial de todos os países, a retomada do diálogo direto entre Moscou e Kiev e um apelo para evitar uma nova escalada.
"Quanto às propostas que a China apresentou, [...] há ali alguns elementos positivos, que a própria China já disse várias vezes no passado, são muito semelhantes às propostas da própria Ucrânia", disse Blinken durante uma visita ao Uzbequistão.
Panorama internacional
Especialista: EUA, tentando pressionar a China, se apressam a acusar Pequim de qualquer coisa
Anteriormente, a China apresentou um documento com 12 pontos para o fim do conflito na Ucrânia. Para resolver a crise ucraniana é necessário abandonar a mentalidade da Guerra Fria e respeitar os legítimos interesses de segurança dos países envolvidos, segundo a postura do gigante asiático.
Comentar