Panorama internacional

EUA não veem evidências de colapso na administração de estoques nucleares russos, diz Casa Branca

Os EUA não veem evidências de que a administração das armas nucleares da Rússia tenha se degradado após a decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de suspender a participação no Tratado Novo START, disse a conselheira de Segurança Nacional da Casa Branca, Elizabeth Sherwood-Randall, nesta quinta-feira (2).
Sputnik
"Não há evidências de uma falha na administração de materiais nucleares russos ou na administração de ogivas nucleares, e não vemos indicações de que eles estejam se preparando para realmente usar uma arma nuclear na Ucrânia", disse Sherwood-Randall durante um painel da Iniciativa de Ameaça Nuclear.
No entanto, segundo a autoridade norte-americana, a retórica nuclear da Rússia tem agido de forma irresponsável e sem precedentes na era pós-Guerra Fria, acrescentou.
Putin anunciou a suspensão da participação da Rússia no Novo START, interrompendo as inspeções e outras disposições do acordo de controle de armas, em meio ao envolvimento dos EUA no conflito na Ucrânia.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, falaram sobre o assunto à margem de uma reunião do G20, nesta quinta-feira. Blinken disse que instou a Rússia a reverter sua decisão e reimplementar o tratado.
O pedido dos EUA para que a Rússia permita a inspeção de suas instalações nucleares é "total cinismo", dado o apoio de Washington ao governo em Kiev, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, também nesta quinta-feira.
Multimídia
Quais são os resultados de aplicação do Tratado Novo START
Comentar