Panorama internacional

MRE da Argentina: abandonamos acordo com Reino Unido relativamente às ilhas Malvinas

Buenos Aires recusou continuar fazendo parte de um acordo bilateral assinado durante a administração anterior, com o chanceler argentino anunciando seu fim após uma reunião com seu homólogo britânico.
Sputnik
A Argentina abandonou um acordo assinado com o governo britânico em 2016 sobre as ilhas Malvinas, declarou na quinta-feira (2) Santiago Cafiero, ministro das Relações Exteriores do país sul-americano.
"A Argentina notificou a decisão de encerrar o 'Pacto Foradori-Duncan de 2016'. Eu o fiz em uma reunião com James Cleverly, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, na Cúpula de Ministros das Relações Exteriores do G20 em Nova Deli, Índia", disse ele no Twitter.
Ele acrescentou que "desta forma, a Argentina está cumprindo o mandato da Assembleia Geral e do Comitê de Descolonização das Nações Unidas. Honramos o compromisso do presidente Alberto Fernández e de nosso governo de defender a questão das Malvinas como uma política de Estado".
Cafiero propôs retomar as negociações no âmbito da sede da ONU, criticando os "continuamente os atos unilaterais" do Reino Unido, que "tem se recusado constantemente a retomar as negociações de soberania repetidamente instadas pelas Nações Unidas e exigidas pelo Artigo 2(3) da Carta" das Nações Unidas.
Ao mesmo tempo, ele chamou a manter a cooperação bilateral em todas as áreas "onde foram feitos progressos e onde foram propostos cursos de ação, e onde não surgiram divergências".
O Pacto Foradori-Duncan foi assinado em 2016, durante a presidência argentina de Mauricio Macri (2015-2019).
Comentar