Panorama internacional

Rússia: destacamento da paz russo acabou com confronto em Nagorno-Karabakh após haver vítimas

Uma rixa entre militares do Azerbaijão e da Armênia acabou de forma mortal, provocando sete vítimas entre eles, mas as forças russas intervieram para impedir o agravamento da situação, diz o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
Os militares do Azerbaijão dispararam contra um veículo que transportava pessoal da polícia do não reconhecido Nagorno-Karabakh, relatou nesta segunda-feira (6) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Na área do povoado de Dukanlar, um veículo que transportava pessoal das forças policiais [da região não reconhecida] de Nagorno-Karabakh foi atacado por militares das Forças Armadas da República do Azerbaijão", disse.
Segundo o Ministério da Defesa russo, o confronto ocorreu cerca das 10h00, horário local (05h00, no horário de Brasília), de domingo (5).
Panorama internacional
Armênia acusa Azerbaijão de bombardear suas posições na fronteira
Ele notou que três policiais foram mortos e foi ferido um que estava no carro, enquanto do lado do Azerbaijão dois foram mortos e um ficou ferido. No entanto, o surgimento do contingente da paz russo cessou o combate no local.
"O comando do contingente de paz russo, juntamente com os lados azerbaijano e armênio, está realizando uma investigação", indica a declaração do ministério russo.
Em 1922, os dois países passaram a fazer parte da União Soviética (URSS), e as disputas permaneceram sob controle até o colapso do país, em 1991. Após se tornarem novamente independentes, as disputas pela região reacenderam. Um cessar-fogo foi assinado entre as partes em 1994, mas o documento é constantemente desrespeitado. Em 2020, os confrontos tornaram a se agravar. No final desse ano foi assinado um acordo de paz bilateral, mediado pela Rússia.
Comentar