Panorama internacional

Kremlin chama as novas publicações sobre explosões do Nord Stream de vazamento coordenado

Publicações sobre explosões do Nord Stream (Corrente do Norte) são um vazamento coordenado nos veículos de imprensa ocidentais, disse o porta-voz do presidente da Federação da Rússia, Dmitry Peskov, à Sputnik.
Sputnik
"Os autores do ataque terrorista querem claramente desviar a atenção. É evidente que se trata de um vazamento coordenado na mídia", disse, comentando as publicações do The New York Times e do Zeit.
O porta-voz do Kremlin manifestou perplexidade quanto à forma como os funcionários americanos referidos pelos veículos de imprensa podem fazer suposições sobre os ataques terroristas ao Nord Stream sem investigação.
Peskov salientou também que a Rússia ainda está sendo mantida afastada da investigação.
De acordo com o porta-voz, Moscou recebeu notas a este respeito de Dinamarca e Suécia há alguns dias.
Panorama internacional
Rússia: vazamentos na mídia sobre o ataque terrorista ao Nord Stream visam esconder a verdade
"Tudo isto não é apenas estranho. Tem cheiro de crime monstruoso. No mínimo, os países acionistas do Nord Stream e a ONU [Organização das Nações Unidas] deveriam exigir uma investigação transparente e urgente envolvendo todos os que possam lançar luz", acrescentou o porta-voz do Kremlin.
No dia anterior, o The New York Times relatou informações de inteligência que um grupo pró-ucraniano, cujos planos não eram necessariamente conhecidos em Kiev, estava alegadamente por detrás da sabotagem dos gasodutos.
Por seu lado, o jornal alemão Zeit escreveu que os vestígios do ataque aos gasodutos conduzem na direção da Ucrânia.
Comentar