"Sete aeronaves e três embarcações do ELP em torno de Taiwan foram detectadas às 06h00 [20h00 de terça-feira no Brasil] de hoje. As forças armadas da República da China monitoraram a situação e designaram aeronaves de patrulha aérea de combate, embarcações da Marinha e sistemas de mísseis terrestres para responder a essas atividades", disse o comunicado do ministério no Twitter.
O ministério acrescentou que "não houve vestígios de aeronaves do ELP cruzando a linha intermediária do estreito de Taiwan" ou entrando na zona de identificação de defesa aérea do sudoeste da ilha durante o período.
A situação em torno de Taiwan piorou depois que a então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou a ilha no início de agosto. Pequim condenou a viagem de Pelosi, que considerou um gesto de apoio ao independentismo, e lançou exercícios militares em larga escala nas proximidades da ilha. Apesar disso, vários países, incluindo França, Estados Unidos, Japão e outros, enviaram suas delegações à ilha, aumentando ainda mais as tensões no estreito de Taiwan.