As Forças Armadas russas lançaram um ataque massivo de mísseis, incluindo mísseis hipersônicos Kinzhal, contra a infraestrutura militar da Ucrânia, em retaliação ao ataque terrorista na região de Bryansk, disse na quinta-feira (9) o Ministério da Defesa da Rússia.
"As Forças Armadas russas efetuaram um ataque de retaliação massivo em resposta aos atos terroristas de 2 de março, organizados pelo regime de Kiev na região de Bryansk. Armas de alta precisão de longo alcance de baseamento aéreo, marítimo e terrestre, incluindo o sistema de mísseis hipersônicos Kinzhal, atingiram elementos-chave da infraestrutura militar da Ucrânia, empresas do complexo militar-industrial e também as instalações de energia que as apoiam", explicou o ministério.
O comando militar russo sublinhou que "o objetivo do ataque foi alcançado, todas as instalações designadas foram atingidas", acrescentando que foram destruídas bases de drones ucranianos, interrompido o envio de reservas e o transporte ferroviário de armas estrangeiras, bem como retiradas de serviço instalações de reparação de equipamentos militares e produção de munições.
O Ministério da Defesa da Rússia relatou que, nas áreas de Kupyansk, Krasny Liman, Carcóvia e nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, Kiev perdeu cerca de 160 militares, dois veículos de combate da infantaria, dez veículos blindados de combate, dois automóveis, duas picapes e um obuseiro autopropulsionado.
As forças russas eliminaram igualmente na área de Donetsk (RPD), cerca de 135 militares ucranianos, três veículos blindados de combate, três picapes, quatro automóveis e quatro obuseiros, além de (na direção de Zaporozhie e a sul de Donetsk) até 65 soldados, dois veículos blindados de combate, duas picapes e um obuseiro, comunicou o órgão russo.
Os militares russos ainda foram responsáveis pela aniquilação de quatro veículos blindados de combate, cinco automóveis e dois obuseiros, enquanto a Força Aeroespacial da Rússia, por sua vez, abateu um avião MiG-29 e um helicóptero Mi-8 na direção de Kherson, na RPD.