Ciência e sociedade

Cientistas da NASA perplexos com círculos 'incomuns' que aparecem na superfície de Marte (FOTOS)

Um relatório recente da NASA detalhou a descoberta bastante desconcertante após o satélite MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) obter uma imagem "incomum" de dunas de areia enquanto orbitava o Planeta Vermelho.
Sputnik
A câmera colorida da nave espacial MRO, HiRISE, capturou anteriormente imagens impressionantes de estranhos objetos circulares em Marte, incluindo algumas das dunas em forma de crescente. No entanto, o último lote de imagens deixou os funcionários um pouco abalados.
Dunas de areia circulares na superfície de Marte
Geólogos observam que as dunas são comuns no relevo de Marte, porque o Planeta Vermelho é empoeirado, com muita areia e ventos fortes, o vento acelera até 30 m/s, com um máximo de mais de 100 m/s, muitas vezes com tornados de poeira.
"Dunas de areia de muitas formas e tamanhos são comuns em Marte. Neste exemplo, as dunas são quase perfeitamente circulares, o que é incomum", escreveu o geólogo planetário Alfred McEwen, acrescentando: "Elas ainda são ligeiramente assimétricas, com faces íngremes nas extremidades sul. Isso indica que a areia geralmente se move para o sul, mas os ventos podem ser variáveis".
Dunas de areia circulares na superfície de Marte, cobertas com geada
O MRO da NASA é uma nave espacial em órbita que estuda o passado geológico e o clima atual de Marte. Desde 2006, ele vem estudando a atmosfera e a topografia do Planeta Vermelho a partir da órbita usando sensores de alta resolução. Ele também serve como uma importante estação de retransmissão para várias missões marcianas.
Comentar