Panorama internacional

EUA estão indefesos ante mísseis de cruzeiros e torpedos nucleares russos, diz senador

Os EUA não têm proteção contra as novas armas nucleares submarinas da Rússia, declarou o senador norte-americano Roger Wicker.
Sputnik
"A Rússia desenvolveu novas armas nucleares diferentes de tudo o que existe no arsenal dos Estados Unidos, incluindo torpedos autônomos transoceânicos de propulsão nuclear e mísseis de cruzeiro intercontinentais. Estas são armas contra as quais não temos defesa", disse Wicker em uma audiência no Congresso dos EUA.
Wickers também disse que a Rússia possui um arsenal nuclear "maior e mais moderno" do que o dos EUA e que é capaz de aumentá-lo em um curto período de tempo.
Ontem (9), o general Glen VanHerck, chefe do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês) e do Comando Norte dos Estados Unidos (USNORTHCOM, na sigla em inglês) mencionou o míssil balístico intercontinental russo Sarmat, observando que se encontra em um elevado nível de preparação de combate, o que reafirma a necessidade de os EUA terem capacidades dissuasoras.
Submarino russo treina lançamento de míssil de cruzeiro Kalibr no mar do Japão (VÍDEO)
Ele também referiu os testes do submarino nuclear Belgorod, capaz de portar drones nucleares subaquáticos Poseidon, que podem atacar alvos costeiros a uma distância de milhares de quilômetros.
Comentar