Panorama internacional

Kiev provavelmente já recebeu 1 dos 2 Patriot de EUA ou Alemanha, diz mídia

A Ucrânia teria recebido um dos dois sistemas de mísseis antiaéreos Patriot prometidos pelos Estados Unidos e Alemanha, mas ainda não foi colocado em serviço, informou o Financial Times.
Sputnik
"Acredita-se que a Ucrânia tenha recebido um dos dois sistemas de defesa aérea Patriot prometidos pelos Estados Unidos e pela Alemanha, mas ainda não foi colocado em serviço", disse o jornal.
O ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, disse em uma entrevista ao jornal espanhol La Razón na terça-feira (7) que graças aos esforços da Polônia, os primeiros Patriot haviam sido entregues à Ucrânia.
Mais tarde, o site de notícias e análises Ukrinform informou que o Ministério da Defesa polonês esclareceu que os Patriot ainda não haviam chegado à Ucrânia.
Anteriormente, o jornal turco Cumhuriyet informou que Vladimir Zelensky, apoiado pelos Estados Unidos, poderia ter fechado um acordo secreto durante uma visita a Varsóvia, capital polonesa, sobre a participação direta da Polônia no conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
Operação militar especial russa
Casa Branca diz que Patriot não vão ajudar Ucrânia a se defender de mísseis de cruzeiro
Por sua vez, a Rússia já remeteu uma nota aos países da OTAN sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia será um alvo legítimo para a Rússia.
O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, notou que a entrega massiva de armas à Ucrânia não contribui para o sucesso de futuras negociações russo-ucranianas e terá, pelo contrário, um efeito negativo.
Comentar