Mesmo sob sanções, Irã inicia produção de nova aeronave de treinamento e apoio aéreo (FOTOS, VÍDEO)

A Organização das Indústrias de Aviação do Irã lançou a versão de produção do Yasin, uma aeronave leve de treinamento que também pode realizar missões de apoio aéreo aproximado.
Sputnik
O novo jato foi apresentado em uma cerimônia em Teerã no sábado (11), com a presença do ministro da Defesa, Mohammad Reza Ashtiani, lançando formalmente a produção em série da aeronave.
"Entre nossas principais preocupações está o treinamento de pilotos de caças, pois o processo é de suma importância e requer treinamento em aeronaves em diferentes classes", afirmou Ashtiani.

"As características do jato de treinamento o tornam adequado para o apoio aéreo aproximado", afirmou o comandante.

Segundo o brigadeiro-general da Força Aérea iraniana Hamid Vahedi, anteriormente, os pilotos do país eram treinados no exterior, sendo que esta foi a primeira área atingida pelas sanções, criando dificuldades em termos de treinamento.
"A utilização da nova aeronave tornará a duração do treinamento mais curta e completa", destacou o general.
Um protótipo do Yasin foi revelado pela primeira vez em 2019, com o modelo de produção apresentado no sábado, aparentemente uma versão refinada e atualizada com radar, aviônicos, motor, trem de pouso e assentos ejetáveis desenvolvidos no país.
Algumas boas fotos do segundo jato Yasin.
O Yasin é uma aeronave leve com cerca de 5,5 toneladas, tem um alcance de até 1.200 quilômetros e velocidade de voo de até 1.000 quilômetros.
Não obstante enfrentar décadas de sanções ocidentais e internacionais que visavam enfraquecer suas capacidades de defesa, o Irã conseguiu criar um dos maiores e mais abrangentes complexos da indústria militar no Oriente Médio, passando a produzir desde sistemas avançados de mísseis e radares de longo alcance até um setor doméstico de eletrônicos de defesa.
Comentar