As Forças Armadas do Canadá comprarão mísseis antitanque, sistemas de defesa antiaérea portáteis e equipamento antidrone para um grupo de combate do país na Letônia, disse na segunda-feira (13) Anita Anand, ministra da Defesa canadense, segundo o portal Defense News.
O Exército canadense espera ter em breve mísseis antitanque e simuladores para treinamento. Anand afirmou que os sistemas são requisitos operacionais urgentes após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
"Estes projetos equiparão melhor nossos membros das Forças Armadas canadenses destacados no flanco oriental da OTAN com as capacidades de que necessitam. A liderança canadense do grupo de batalha da OTAN na Letônia demonstra nosso compromisso inabalável com a aliança", disse ela a oficiais militares aposentados e em serviço na reunião anual da Conferência das Associações de Defesa em Ottawa, Canadá.
Os militares canadenses também planejam comprar um sistema de proteção contra pequenos drones.
O Canadá conta atualmente com cerca de 700 militares na Letônia, um Estado-membro da OTAN. Eles estão destacados no país europeu, que faz fronteira com a Rússia a leste, desde 2017.