"O abandono do dólar seria um enorme golpe para a posição internacional da América. A era de poder imprimir quantidades ilimitadas de moeda pode acabar, juntamente com nossa capacidade de comprar mercadorias estrangeiras barato", aponta Newman.
O observador ressalta que mais de 100 países não apoiaram as medidas implementadas pelo Ocidente contra a Rússia, o que leva à formação de coalizões econômicas que usam outras moedas para vender bens.
Relações comerciais entre os países que utilizam suas moedas nacionais reduzem a demanda pelo dólar dos EUA e, consequentemente, seu valor. Como resultado, explicou Newman, haverá um aumento gradual nos preços.
O jornalista conclui que, devido à queda do dólar, os EUA vão perder peso na arena internacional, além de correrem o risco de ficar em um "buraco da dívida". Para evitar isso, Washington deve reduzir o número de adversários estratégicos e "colocar sua economia em ordem de uma vez por todas".
Os países ocidentais têm enfrentado um aumento dos preços da energia e um incremento da inflação devido à imposição de sanções contra a Rússia e à política de abandono dos combustíveis russos.