Panorama internacional

Presidente tcheco diz que suas aeronaves não são adequadas para serem enviadas à Ucrânia

As aeronaves leves L-159 produzidas na República Tcheca nunca foram fornecidas à Ucrânia, para elas não há infraestrutura neste país e nunca foram treinados pilotos ucranianos, disse o presidente tcheco Petr Pavel aos repórteres.
Sputnik

"Talvez esta seja uma aeronave mais simples de operar do que, digamos, uma aeronave supersônica, mas os problemas são os mesmos. É preciso preparar toda a logística, manutenção, controle de tráfego, abastecimento de combustível, munições especiais e, em seguida, também treinar os pilotos e o pessoal de terra. E isso demora tudo de seis meses a um ano, dependendo do tipo de aeronave", disse Pavel.

O nome completo da aeronave é Aero L-159 ALCA. É uma aeronave leve monomotor subsônica multiuso de combate monolugar e de treinamento de dois lugares produzida pela Aero Vodochody, perto de Praga, capital tcheca.
Panorama internacional
Premiê da Finlândia sugere entregar caças obsoletos a Kiev, mas defesa finlandesa desconhece planos
Entrou em serviço em 2001. Tem um alcance de 1.570 km e velocidade máxima de 936 km/h. Está em serviço no Exército tcheco e também foi vendida em pequeno número para o Iraque e os EUA. O custo, de acordo com várias estimativas, varia entre US$ 10-15 milhões (R$ 52,5-78,7 milhões).
Ultimamente, Kiev tem exigido que os aliados ocidentais lhe forneçam caças modernos para desenvolver uma ofensiva bem-sucedida.
Entretanto, o Ocidente, inclusive os EUA, não acredita que Kiev precise dessas aeronaves, embora tenha havido relatos de pilotos ucranianos sendo treinados no exterior.
Panorama internacional
Dois países da OTAN estão dispostos a fornecer jatos MiG-29 à Ucrânia
Comentar