Panorama internacional

Países do Ocidente prometem mais de 150 tanques à Ucrânia, diz Pentágono

Nove países ocidentais fornecerão à Ucrânia mais de 150 tanques Leopard alemães no total, disse o chefe do Pentágono Lloyd Austin durante uma reunião com representantes de países doadores de ajuda militar ocidental.
Sputnik

"A coalizão de países [do Ocidente] que doam tanques Leopard para a Ucrânia continua a crescer. Nove países já se comprometeram a fornecer mais de 150 tanques Leopard", disse ele.

Segundo ele, o apoio dos países do Ocidente está ajudando as Forças Armadas da Ucrânia a formar "mais de nove brigadas de tanques e outros veículos blindados", disse.
"Devemos fornecer à Ucrânia todas as capacidades para as próximas batalhas, incluindo peças de reposição e pacotes de manutenção para manter a aptidão para combate dos recursos críticos alocados pelos membros do grupo de contato", ressaltou o secretário de Defesa dos EUA.
Anteriormente, Geoffrey Young, político democrata dos Estados Unidos e candidato a governador de Kentucky, disse que o envio de tropas da OTAN para a Ucrânia pode levar à terceira guerra mundial.
Panorama internacional
'Meu maior pesadelo': general norte-americano revela cenário de guerra mundial
Por sua vez, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse que os líderes ocidentais estão muito próximos de iniciar discussões sobre o envio de tropas aliadas para a Ucrânia.
Moscou, por sua vez, tem repetidamente afirmado que a assistência militar ocidental não augura nada de bom para a Ucrânia e apenas prolonga o conflito.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer transporte com armas para Kiev se tornará um alvo legítimo para as Forças Armadas russas.
Comentar