Panorama internacional

CNN: incidente com drone pode mudar visão dos EUA sobre ajuda à Ucrânia

O incidente com o drone MQ-9 Reaper dos EUA sobre o mar Negro pode reforçar o apoio nos EUA da opinião de que ajudar a Ucrânia não faz parte da segurança nacional dos EUA, de acordo com a CNN.
Sputnik
Nota-se que o ex-presidente norte-americano Donald Trump e outro possível candidato presidencial republicano, Ron DeSantis, deixaram claro que o apoio a Kiev pode estar "em perigo" se eles entrarem na Casa Branca.

"[Depois do incidente com o drone] os avisos de Trump de que só ele pode parar a terceira guerra mundial, e o principal argumento de DeSantis de que salvar a Ucrânia não é um interesse central da segurança nacional dos EUA, provavelmente vão ganhar ainda mais apoio", observou o analista do canal.

Segundo a publicação, o que aconteceu foi um passo em direção ao "cenário que todos temiam" – um choque direto entre as forças norte-americanas e russas.
Panorama internacional
Queda de drone Reaper fará EUA voarem mais longe das fronteiras russas, diz especialista militar
Ontem (14), o Comando Europeu (EUCOM, na sigla em inglês) dos EUA declarou que alegadamente um caça russo Su-27 colidiu com um drone MQ-9 norte-americano sobre o mar Negro, o que provocou a queda do drone em águas internacionais.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, na manhã de 14 de março um drone MQ-9 com o transponder desligado violou os limites da zona do regime temporário de uso do espaço aéreo sobre o mar Negro. O drone estava se movendo em direção à fronteira da Rússia. A Rússia acionou caças para identificar o infrator.
Devido a manobras bruscas, o drone entrou em voo descontrolado, com perda de altitude, e acabou caindo na água. A entidade de defesa russa ressaltou que os caças russos não colidiram com o MQ-9 e não usaram armamento de bordo, tendo retornado com segurança ao aeródromo.
Panorama internacional
Caças russos interceptaram drone dos EUA sem usar armas, este colidiu com água do mar Negro, diz MD
Comentar