"Hoje, o exercício naval trilateral 'Maritime Security Belt-2023' [Cinto de Segurança Marítima] com a participação da Marinha russa, as forças navais do Exército de Libertação Popular [ELP] da China e a Marinha da República Islâmica do Irã começaram nas águas do mar da Arábia perto do porto iraniano de Chabahar", disse o ministério.
A Rússia é representada por um destacamento de navios da Frota do Norte, composto pela fragata Admiral Gorshkov e um navio-tanque de médio porte Kama, acrescentou o ministério.
Durante a primeira fase dos exercícios, as marinhas vão elaborar as etapas práticas e realizar briefings táticos. De 16 a 17 de março vai ter início a etapa naval dos exercícios, durante a qual os participantes vão trabalhar, entre outras coisas, a formação de um destacamento internacional de navios de guerra, manobras conjuntas, realização de tiros de artilharia tanto durante o dia quanto à noite.
Após o término dos exercícios, no dia 18 de março, os oficiais da Marinha dos três países vão fazer um balanço dos resultados do trabalho conjunto.