Segundo as informações, um dos drones estratégicos norte-americanos, que realiza regularmente voos de reconhecimento de uma base na Sicília para a área da Crimeia russa, chegou hoje (17) mais uma vez ao espaço aéreo sobre o mar Negro.
Este foi o primeiro voo de um drone RQ-4 Global Hawk sobre o mar Negro desde o incidente com o MQ-9 Reaper. E desta vez a rota do drone foi significativamente alterada.
Hoje, a distância da rota do drone do ponto mais ao sul na Crimeia aumentou significativamente – enquanto anteriormente, em média, estes veículos voavam a uma distância mínima de 80-100 km da península, agora o drone passou pela costa sul da Crimeia a uma distância mínima de 150 km.
O RQ-4 Global Hawk é um drone estratégico da classe de maiores dimensões. Tem uma envergadura de asa de até 40 metros, dependendo da versão. Tem um peso de decolagem de mais de 14 toneladas e uma altitude máxima de 20 km.
O Global Hawk é capaz de voar até 36 horas e tem um alcance de mais de 22 mil quilômetros. A aeronave está equipada com uma variedade de equipamentos de reconhecimento, inclusive radar, sistema de localização ótica e sensores infravermelhos.
O MQ-9 Reaper é um drone de uma classe significativamente menor, com 20 metros de envergadura, peso máximo de 4,7 toneladas e autonomia de 27 horas. O Reaper tem 11 vezes menos alcance do que o Global Hawk – cerca de 2 mil quilômetros. Este drone é capaz de carregar mísseis guiados Hellfire.