Em meados de fevereiro foi ventilado o primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, disse que o país poderia iniciar o processo de negociações para entregar caças MiG-29 à Ucrânia, conforme noticiado.
Agora as tratativas são reais e Bratislava se tornou nesta sexta-feira (17) o segundo aliado de Kiev a fornecer caças MIG-29. O primeiro foi a Polônia.
A frota de 11 aviões MiG-29 foi aposentada no verão passado e a maioria deles não está em condições operacionais, portanto, o país eslovaco enviará aqueles que estão operacionais e o restante irá para peças de reposição, segundo a Reuters.
A Eslováquia também fornecerá parte de seu sistema de defesa aérea KUB, disse Heger.
"Hoje, o governo decidiu e aprovou por unanimidade um acordo internacional [sobre a doação]. O processo de entrega desses caças é coordenado de perto com o lado polonês, com a Ucrânia e, claro, com outros aliados", disse Heger citado pela mídia.
Com o envio, Bratislava receberá uma compensação financeira da União Europeia. Os Estados Unidos também enviarão material militar no valor de cerca de US$ 700 milhões (R$ 3,6 bilhões) para o país do Leste Europeu, disse o premiê.
Ontem (16), a Polônia anunciou que enviaria à Ucrânia quatro caças MiG-29 nos próximos dias, tornando-se o primeiro dos aliados de Kiev a fornecer tais aeronaves.