De acordo com a agência ucraniana de notícias on-line, o Tribunal Econômico de Kiev rejeitou a reivindicação da SpaceX de rescisão antecipada do registro de sua homônima ucraniana no início de março.
Em novembro, a mídia ucraniana informou que a SpaceX, que opera a Starlink, entrou com uma ação contra a Starlink LLC e a agência de propriedade intelectual Ukrpatent citando violação de marca registrada.
No entanto, a Starlink ucraniana solicitou o registro da sua marca em 2010 e foi registrada um ano depois, enquanto a Starlink Ucrânia de Musk obteve os direitos à sua marca só em 2020.
O fundador da Starlink LLC disse, conforme citado pela mídia ucraniana, que os funcionários da SpaceX o contataram em 2021, instando-o a abandonar a marca. O proprietário não descartou as negociações com a empresa norte-americana na condição de ser compensado pelas perdas associadas à alteração de nome.
Starlink é uma rede de satélites de última geração, projetada para fornecer acesso à Internet de banda larga em qualquer parte do mundo. Cerca de 20 mil terminais Starlink foram entregues à Ucrânia no ano passado, e esta comunicação via satélite é ativamente utilizada pelos militares ucranianos.