A polícia croata divulgou vídeos da operação complexa e perigosa, que mostram mergulhadores fixando correias na peça de 680,39 kg de munição envelhecida da Segunda Guerra Mundial para que pudesse ser movida.
Um outro vídeo mostra a explosão distante do dispositivo que enviou uma enorme pluma de água do mar para o céu. A mina antinavio foi descoberta em junho perto do porto no mar Adriático.
As autoridades mudaram-na para mais longe da cidade antes de detoná-la com uma unidade policial especial. O policial Nenad Krasny disse que a mina continha enormes quantidades de explosivos. Cerca de 500 residentes foram evacuados durante a operação, de acordo com a CGTNEurope.
Duas dezenas de pessoas participaram da detonação, que foi realizada delicadamente, disse Krasny. Qualquer outra coisa "seria muito perigosa para os cidadãos e a infraestrutura", disse ele.
Historicamente, a cidade Rijeka, situada no canto noroeste do país, é conhecida como o principal porto marítimo da Croácia e sua terceira maior cidade. As potências do Eixo ocuparam a cidade durante grande parte da Segunda Guerra Mundial, e a cidade sofreu grandes danos com o conflito.
Trabalhadores encontraram a mina colocada pelos nazistas enquanto faziam um trabalho na infraestrutura portuária, afirmou a CGTNEurope.