O Federal Reserve elevou nesta quarta-feira (22) as taxas de juros em 0,25 ponto percentual. A medida colocou a taxa de juros overnight de referência do Banco Central dos Estados Unidos na faixa de 4,75% a 5,00%.
O anúncio foi feito com a instituição indicando que está prestes a interromper novos aumentos nos custos de empréstimos em meio à turbulência recente nos mercados financeiros provocada pelo colapso de dois bancos americanos, segundo a Reuters.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), que define as políticas, disse apenas que "alguma política adicional pode ser apropriada", deixando em aberto a chance de que mais um aumento de um quarto de ponto percentual na taxa, talvez na próxima reunião do Fed, represente em menos um ponto de parada inicial para o ciclo de caminhada.
Em uma mudança importante impulsionada pelas quebras repentinas neste mês do Banco do Vale do Silício (SVB) e do Signature Bank, a última declaração de política do Fed não diz mais que "aumentos contínuos" nas taxas provavelmente serão apropriados.
"Essas ações demonstram que as economias de todos os depositantes no sistema bancário estão seguras", disse o presidente do Federal Reserve Jerome Powell citado pela mídia.
Em seguida, Powell afirmou que as autoridades "estão preparadas para usar todas as nossas ferramentas conforme necessário para mantê-lo são e salvo".
O presidente reconheceu ainda que dias antes desta reunião acontecer, os membros do comitê de política monetária cogitaram uma pausa no aumento dos juros para avaliar os efeitos dos problemas nos bancos regionais dos EUA. Ele, no entanto, disse que a decisão unânime de hoje teve como foco a inflação.