Panorama internacional

China insta Europa a ser mais proativa e apoiar proposta de paz na Ucrânia

Um diplomata chinês falou com o assessor diplomático do presidente francês, instando os países europeus a participarem da iniciativa de acabar com o conflito ucraniano.
Sputnik
O diplomata chinês Wang Yi exortou na quinta-feira (23) a Europa a desempenhar um papel no apoio às conversações de paz para a guerra da Rússia na Ucrânia.
"A China espera que a França e outros países europeus também desempenhem seu devido papel", apontou o chefe da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China a Emmanuel Bonne, assessor diplomático do presidente francês Emmanuel Macron, em uma chamada telefônica.
"Um cessar-fogo, o fim da guerra, a retomada das conversações de paz e uma solução política para a crise devem se tornar o consenso estratégico entre a China e a Europa", disse Wang, citado na sexta-feira (24) pela agência norte-americana Bloomberg.
Panorama internacional
Bloomberg: EUA receiam ficar 'encurralados' devido à rejeição do plano chinês para a Ucrânia
A chamada veio logo após Xi Jinping, presidente da China, ter terminado uma visita de Estado à Rússia, onde o presidente Vladimir Putin prometeu laços ainda mais estreitos e saudou as propostas de Pequim para aproximar o fim do conflito. Os EUA, por sua vez, desvalorizaram a proposta de Xi como tendenciosa. Ao mesmo tempo, Washington está preocupado com a possibilidade de a rejeição da proposta da China poder dar a ideia de que o país norte-americano não está interessado na paz.
Pedro Sánchez, primeiro ministro da Espanha, anunciou que viajaria na próxima semana à China para falar com Xi sobre a proposta de negociar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, e o presidente francês Emmanuel Macron revelou que visitaria no início de abril para pressionar Pequim a ajudar a acabar com o conflito na Ucrânia.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva também indicou que visitaria a China por cinco dias a partir de domingo (26), mas teve sua visita cancelada após ser diagnosticado com pneumonia leve.
Comentar