Conselho dos países do golfo Pérsico insta os EUA a responder às ações anti-palestinas

Os chanceleres dos países-membros do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo (GCC, na sigla em inglês) enviaram ao secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, uma carta conjunta na qual exigem responder a todas as declarações contra os palestinos, informou a emissora Al-Arabiya.
Sputnik
"O pedido pede aos EUA que assumam a responsabilidade de responder a todas as medidas e declarações contra o povo palestino", informou o veículo, citando o secretário-geral da GCC, Jassim Al Budaiwi.
O secretário-geral acrescenta ainda que os ministros pedem a Washington que contribua para uma solução justa e abrangente para o conflito israelense-palestino.
O tema principal da carta é a condenação das declarações do ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, que disse anteriormente que "os palestinos não existem porque os povos palestinos não existem". No dia 19 de março, Smotrich fez um discurso em Paris, onde destacou que o povo palestino é uma nação fictícia, inventada apenas para lutar contra o movimento sionista.
Nesse mesmo dia, Palestina e Israel concordaram, durante uma reunião de segurança na cidade egípcia de Sharm el Sheikh, em estabelecer um mecanismo de combate à violência, incitação e atos que possam provocar o aumento das tensões.
Panorama internacional
China lança-se como pacificadora no Oriente Médio com ambição global, diz FT
Comentar