Panorama internacional

Honduras troca Taiwan pela China e estabelece relações diplomáticas oficiais com Pequim

Pequim iniciou neste domingo (26) laços formais com Tegucigalpa, com altos responsáveis dos dois lados mencionando já as áreas de cooperação bilateral.
Sputnik
A China estabeleceu no domingo (26) laços diplomáticos com Honduras, depois que o país centro-americano terminou seu relacionamento com Taiwan, relatou a agência britânica Reuters.
A China disse que Qin Gang, seu ministro das Relações Exteriores, e Eduardo Reina, homólogo hondurenho, assinaram um acordo sobre o reconhecimento diplomático em Pequim, pondo fim às relações taiwano-hondurenhas.
Qin disse a Reina que as empresas hondurenhas foram convidadas a vir à China para discutir comércio e investimentos, e que o ministro hondurenho declarou que Honduras está disposto a fortalecer a cooperação com a China na área das finanças, comércio e infraestrutura, afirmou o Ministério das Relações Exteriores chinês em um comunicado.
Panorama internacional
Honduras anuncia que restabelecerá diplomacia com China; ação implica em rompimento com Taiwan
Em uma breve declaração no final do sábado (25), o Ministério das Relações Exteriores de Honduras disse reconhecer a República Popular da China como o único governo legítimo que representa toda a China, e que Taiwan é uma "parte inalienável do território chinês".
Enquanto isso, Joseph Wu, ministro das Relações Exteriores de Taiwan, criticou a decisão e acusou as Honduras de serem subornadas.
Pequim vê Taiwan como uma província renegada que um dia se reunificará com o território continental, e insta os países do mundo a cumprir o conceito de Uma Só China, que reconhece Pequim como único representante legítimo chinês, conforme uma decisão acordada pela ONU em 1971.
Taiwan agora só tem relações diplomáticas formais com 13 países.
Comentar