Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan, acolheu na segunda-feira (27) uma grande delegação da República Tcheca na ilha autogovernada, escreve a agência britânica Reuters.
A delegação tcheca de aproximadamente 150 pessoas chegou a Taipé no sábado (25), liderada por Marketa Adamova, presidente da Câmara dos Deputados da República Tcheca, a câmara baixa do país europeu.
Tsai se encontrou com Adamova no gabinete presidencial, comentando que ela tinha ido a Taiwan apesar da "grande pressão", em referência à maneira como Pequim vê tais iniciativas. A enviada tcheca disse a Tsai que a República Tcheca e Taiwan são parceiras fortes.
Em uma conversa aos repórteres após um fórum empresarial tcheco-taiwanês, Wang Mei-hua, ministra da Economia de Taiwan, disse que os momentos do anúncio de Honduras de passar a reconhecer oficialmente Pequim e da chegada da delegação tcheca foram duas coisas diferentes, mas que a visita tcheca foi importante.
"Esta visita da delegação a Taiwan certamente representa que Taiwan está em uma aliança democrática", disse ela.
Milos Vystrcil, presidente do Senado, a câmara alta do Parlamento tcheco, também visitou Taiwan em 2020.
O número de países que mantêm laços diplomáticos formais com a China, que reclama Taiwan como província renegada, diminuiu para apenas 13 após a mudança por parte de Honduras. Apesar de tudo, os EUA e países alinhados com os norte-americanos, incluindo a República Tcheca, têm reforçado o apoio à ilha autogovernada, apesar de ainda só reconhecerem oficialmente a República Popular da China.