"Recentemente, na Ucrânia, a quantidade de casos em que os usuários estão sem acesso à Internet via satélite Starlink está crescendo. Entre os 'rejeitados' entram usuários comuns, voluntários, empresas e até mesmo os militares [principalmente aqueles que receberam equipamentos de voluntários]", escreve o veículo de imprensa.
De acordo com o fundador do grupo Narodny Starlink, Vladimir Stepants, intermediários compram equipamento promocional, revendem-no à Ucrânia pelo preço total e depois desistem dele. Como resultado, a operadora deixa de prestar serviços a tais satélites.
"Muitos satélites deixaram de trabalhar com a mensagem 'Sem conta ativa'. Ao tentar entrar em contato com o suporte técnico da SpaceX, os proprietários de tais terminais recebem respostas sobre indicações de ações fraudulentas", afirma Stepants.
De acordo com a publicação, dezenas de milhares de satélites estão em risco de serem desconectados.
Starlink é uma rede de satélite de última geração projetada para fornecer acesso à Internet de banda larga em qualquer lugar do planeta.
Cerca de 20 mil terminais Starlink foram entregues à Ucrânia no ano passado, e esta comunicação via satélite é ativamente utilizada pelos militares ucranianos.