De acordo com a assessoria de imprensa do consórcio Rostec, o projétil faz parte do arsenal dos helicópteros de reconhecimento e ataque Mi-28NM e Ka-52M.
O Izdelie 305E pode atingir um alvo a uma distância de 14,5 quilômetros, e eleva significativamente a precisão dos ataques aéreos, tornando o combate dos pilotos russos mais seguro.
"O míssil Izdelie 305E mais recente para os helicópteros de ataque Mi-28NM e Ka-52M provou sua eficácia, e está sendo usado com sucesso na operação especial russa", afirmou a Rostec.
O projétil é o primeiro da classe de armamento de helicópteros que conta com o princípio "dispare e esqueça", que permite o não acompanhamento da munição após o lançamento.
Além disso, o Izdelie 305E pode ser usado com o sistema de mira a bordo que transmite as coordenadas do alvo para a munição, além de ter a capacidade de ser lançado a uma distância significativa do adversário sem ser detectado.
O piloto utiliza as coordenadas aproximadas do alvo e lança o míssil em direção ao inimigo. Quando o projétil se aproxima a quilômetros de distância, o Izdelie 305E transmite imagens ao operador, que, por sua vez, indica um alvo específico para a munição atingir.
Segundo a Rostec, o míssil guiado ainda conta com autodirecionamento por imagem térmica, sistema de navegação inercial preciso com interface Glonass, altímetro e canal de comunicação com o helicóptero.
O poder da ogiva de fragmentação altamente explosiva do míssil é de 25 quilos, podendo alcançar uma velocidade máxima de 828 quilômetros por hora.