"Até à data, a indústria de defesa russa enviou à zona da operação militar especial várias centenas de novos tanques diretamente da fábrica. Estes são principalmente tanques T-90M Proryv, bem como blindados profundamente modernizados T-72B3M", explicou o interlocutor da agência.
Ele acrescentou que os tanques "em suas características táticas, incluindo o armamento, sistemas de controle de fogo, blindagem, mobilidade e conhecimento situacional, estão pelo menos no mesmo nível dos tanques estrangeiros mais modernos".
"Ao mesmo tempo, podemos seguramente dizer que os T-90M e T-72B3M são bastante superiores em características de combate àqueles tanques, incluindo os dos países da OTAN, em serviço das tropas ucranianas ou que lhes serão entregues em um futuro próximo", ressaltou a fonte.
O interlocutor afirmou que os referidos blindados que já estão nas tropas são equipados com proteção dinâmica adicional, o que permite resistir eficazmente às armas antitanque praticamente de todos os ângulos.
Os tanques T-90M são uma modificação dos T-90A, incluindo uma nova torre com blindagem multicamadas e um canhão aprimorado de 125 milímetros.