Panorama internacional

Moscou suspende transferência de todos os tipos de notificações sob o Tratado Novo START

A transferência de todas as notificações entre a Rússia e os EUA ao abrigo do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START), incluindo notificações sobre lançamentos de testes, foi suspensa, declarou nesta quarta-feira (29) Sergei Ryabkov, o vice-chanceler russo.
Sputnik
"Todas as formas de notificações, todos os formatos foram suspensos, todas as atividades de inspeção, intercâmbio de dados, em geral, todos os tipos de trabalhos são suspensos, eles não serão realizados. Isso não depende da posição que os EUA possam tomar", disse o diplomata aos jornalistas.
Na terça-feira (27), o secretário adjunto de Defesa dos EUA para a Política Espacial, John Plumb, disse que as autoridades de Defesa russas informaram durante seu contato com os homólogos dos EUA naquele dia que Moscou não intercambiaria dados semianuais com Washington ao abrigo do Tratado Novo START.
Em 21 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin, em sua mensagem à Assembleia Federal, disse que a Rússia suspende sua participação no Tratado de Redução de Armas Estratégicas, enfatizando que o país não está se retirando do tratado. Ele observou que, antes de voltar à negociação, "devemos entender para nós mesmos o que pretendem tais países como a França e o Reino Unido e como vamos levar em conta seus arsenais estratégicos, ou seja, a capacidade combinada de ataque da Aliança [do Atlântico Norte]".
Operação militar especial russa
EUA violaram procedimentos do Novo START, diz embaixador russo no país
O acordo Novo START prevê que cada lado reduza seus arsenais nucleares de tal maneira que em sete anos, e no futuro, o número total desses armamentos não ultrapasse 700 mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês), 1.550 ogivas e 800 sistemas de lançamento implantados e não implantados.
Comentar