"A investigação revelou se tratar de uma boia de fumaça marítima vazia usada para marcação visual. O objeto não representa uma ameaça à segurança", disse o comunicado.
Um representante da proprietária Nord Stream 2 AG esteve presente durante o resgate, sublinhou a agência.
Anteriormente, o presidente russo disse que os especialistas da Gazprom que inspecionaram o gasoduto descobriram uma espécie de "pilar" a cerca de 30 quilômetros de distância do local da explosão.
Os ataques ocorreram simultaneamente em 26 de setembro de 2022 nos dois gasodutos russo-alemães que transportavam gás natural russo para a Europa – o Nord Stream 1 e o Nord Stream 2.
A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartaram se tratar de um ato de sabotagem. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a explosão dos gasodutos foi um óbvio ato de terrorismo.
Recentemente, Seymour Hersh, jornalista e autor da investigação sobre o envolvimento dos EUA nas explosões do gasoduto, disse que o chefe do governo alemão Olaf Scholz tem apoiado as tentativas de Washington de encobrir informações sobre a sabotagem do gasoduto Nord Stream desde o outono europeun de encobrir informações sobre a sabotagem do gasoduto desde o outono europeu.